top of page

Como retirar as manchas do Lirio.

Atualizado: 3 de nov.

Você vai saber como retirar as manchas do Lirio nesse artigo, além de obter muita informação interessante sobre essa flor.

Essa é uma das flores mais apreciadas e queridas do mundo! Os Lirios são flores originárias da Ásia, América do Norte e Europa e cultivadas na China e Japão. São muito apreciadas por sua beleza e perfume, fáceis de cultivar, mas para quem não sabe como manuseá-los, acabará por ter móveis, tapetes, roupas e outros objetos manchados pela porosidade dos pólens, que com o passar do tempo amadurecem e deixam cair um pó colorido sobre as superfícies.

Existem diversos tipos de Lirios mundo afora, mas três deles são merecedores de destaque: Lirio Asiático, Lirio Oriental e Lirio longiflorum. Todos gostam de solo rico em matéria orgânica, bem drenado, sem estar encharcado para que o bulbo não apodreça. Além disso gostam de ficar em locais bem iluminados, mas sem exposição direta ao sol.

Você pode cultivar flores de Lirios em seu jardim ou em vasos e posteriormente usá-las em seus arranjos florais. A poda de limpeza, com a retirada de flores murchas e mortas durante o período de floração, é essencial para a boa saúde da planta. Caso haja a necessidade de fazer uma poda em altura, deve ser cortado somente 1/3 da planta.

A floração ocorre na primavera e verão e ao finalizá-la o bulbo deve ser retirado do solo e guardado durante seu período de dormência, para ser replantado posteriormente.

O Lirio Asiático (Lilium pumilum), originário da China, é uma espécie com muitas flores por hastes, de tamanho menor que os demais tipos. quase sem perfume e com cores fortes.

Seu crescimento chega a atingir 0,50m possuindo numerosas folhas lineares e lisas em suas hastes.

O Lirio Oriental (Lilium speciosum), originário do Japão, possui menos flores por hastes, de tamanho grande, pétalas curvadas, nas cores amarelo, rosa, vermelho e laranja, com forte perfume.

Seu crescimento chega a atingir 1,20m possuindo folhas longas, espessas, horizontais, de cor verde escura.

O Lirio longuiflorum, originário do sul do Japão, possui flores grandes nas cores branco e creme, com perfume agradável.

Seu crescimento chega a atingir 0,45m a 0,90m possuindo folhas longas e ovaladas e flores em formato de trombetas, florindo entre abril e junho.

Desde o ano de de 2012, entrou no mercado brasileiro o Lirio dobrado, denominado `Tiny Double You`de origem asiática, com muitas pétalas e sem a existência do pólen. A partir de 2020 o Lirio dobrado denominado Roselily, existente nas cores rosa e branco, também sem pólen, com leve perfume e tempo de durabilidade de até 15 dias, começou a ser comercializado no mercado brasileiro, em um volume menor de produção, correspondente a 4% da produção total de Lirios no Brasil, em função do seu alto custo.

Para as espécies de flores de Lirio com pólen, vou te dar dicas para evitar e também como retirar as manchas do Lirio.

Para evitar que qualquer coisa seja manchada, pegue uma tesoura e corte os pólens de cada flor, destacados na cor marrom na imagem abaixo. Esses pólens existem em outras cores e sempre devem ser cortados assim que você adquirir seu maço de flores. Essa prevenção não altera o tempo de durabilidade das flores e nem o perfume exalado por elas.

Caso o pólen já tenha caído sobre alguma superfície ou sobre sua pele, pegue uma fita adesiva tipo crepe e com a face que tem a cola, retire o pólen sem esfregá-lo. Após esse procedimento, com algumas limpezas consecutivas, usando água morna e sabão de coco, a mancha sairá.

Como eliminar as manchas do pólen da flor Lírio.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page